segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Escolha sua cor!

Um dos serviços mais solicitados à AGENCIA DO SITE é sem dúvida a criação de logo. A idéia de oferecer preços acessíveis por serviços de qualidade tem atraído numerosos segmentos, em busca de uma identidade visual que traduza sua mensagem, seu marketing.

A essência de nossa proposta reside em sintetizar o gosto do cliente e a proposta de sua empresa(ou serviço) numa logo profissional. Conciliamos a vontade do contratante com orientações profissionais. Ou seja, o cliente terá a logo que realmente quiser (por isso oferecemos revisões ilimitadas), elaborada por especialistas em Design.

Assim, contamos que o interessado ofereça a maior riqueza de detalhes e descrições possíveis para que seja proporcionado o que se idealiza. Uma das primeiras orientações é a cor. A psicologia das cores ensina idéias básicas como: rosa = feminilidade, vermelho=intensidade, cinza=corporativo, etc. Certamente muitos outros valores podem ser associados a tais cores. No entanto, nesta postagem, vamos propor orientações menos pragmáticas, atentando para a diferenciação.

Por exemplo, no ramo alimentício, sabemos que amarelo e vermelho são muito indicadas, principalmente para o fast food. Mas se a proposta for alimentos orgânicos ou mais saudáveis, tem-se o verde inspirando natureza e saúde. Suponhamos agora que seja uma pequena lanchonete numa academia para mulheres. A feminilidade do ambiente sugere tons rosados, e uma fonte mais sutil. Ou seja, relativizar ajuda a estabelecer o diferencial.

Observar as características que envolvem o empreendimento é muito importante. Principalmente, quando o objetivo for focar em determinado nicho, deve-se buscar o maior número de informações possíveis para que o cliente se identifique com a marca.

Outro exemplo: roxo está fortemente associado a sofisticação, realeza. Aparentemente, seria comum em joalherias. Mas quando se insere num ambiente corporativo predominantemente masculino (principais clientes), perde espaço para o cinza, que se vincula à autoridade, firmeza, dualidade entre bem e mal (extremos inerentes ao sucesso) e também sofisticação (tendo em vista o tom neutro e elegante)




Conclusão, a escolha da cor deve ir além do significado “puro” de uma cor (comum na psicologia das cores). Na verdade, o significado da cor deve ser aliado às peculiaridades de cada marca.

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