quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Perspectivas do E-commerce

Mais que uma tendência, as lojas virtuais vêm se confirmando como uma nova realidade. Assim, é importante conscientização do que é preciso para não cair nas armadilhas que podem minar o sucesso de uma loja virtual.
Inicialmente, é importante contar com uma boa plataforma. Site leve, de fácil navegação e layout atraente são partes importantes do “cartão de visita”. Um design arrojado, com boa combinação de cores e fontes, faz a diferença.

Se antes afirmava-se que as lojas virtuais careciam do “fator humano”, hoje temos a forte presença das mídias socias, garantindo interatividade e, consequentemente, maior confiança dos internautas, que podem se comunicar com outros clientes, além da própria loja.
Também é importante oferecer formas diversas de pagamento. Opções bastante “consagradas” são os pagamentos on-line como Pagamento Digital, PagSeguro, Moip, dentre outros. A intermediação desses sistemas é percebida pelo cliente como mais uma forma de proteger sua compra.
O ambiente virtual oferece vantagens únicas. Além da praticidade e da possibilidade de investigar agilmente aquilo que se deseja, as lojas virtuais oferecem privacidade. Muitos não querem se expor (ou expor seus desejos) e, nesse sentido, o site passa a atender suas expectativas. Não há limite de horário, todos os produtos estão à disposição para serem adquiridos a qualquer momento. Os preços da concorrência podem ser visualizados a um clique, assim como as vantagens/desvantagens. Tudo pode ser facilmente comparado, e isso representa uma grande corrida pela competividade.

Para destacar-se, é importante que haja diferenciais. Uma das perspectivas é a personalização, a tendência pelo “único”. Os internautas buscam uma identidade própria; e, quanto mais forem atendidos enquanto individuos, maior fidelidade apresentarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário