segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O poder de um símbolo

Analisando as últimas notícias sobre Logomarcas & Identidade Visual, acompanhamos a adesão de redes de supermercados pelos selos de certificação de qualidade. Há um interesse de poupar o consumidor de gastar mais tempo em busca de informações. Ou seja, a idéia é que um símbolo (no caso, a certificação de qualidade) garanta que aquele produto ofereça determinadas características/vantagens.


Para esclarecer ainda mais, vamos utilizar um exemplo genérico - a fim de evitar propagandas. Quando um consumidor deseja adquirir um determinado produto, nem sempre existe a possibilidade de optar por uma marca cuja qualidade é tradicionalmente reconhecida. Então, ele investiga alternativas, mas muitas vezes se depara com a seguinte dúvida: "será de uma qualidade inferior? E nesse caso, vale a pena?". Muitas vezes, a vantagem competitiva de um produto não pode ser facilmente constatada. E, nesse rápido momento de indecisão, as pequenas marcas podem perder sua chance.

Para conquistar seu espaço no mercado, algumas marcas investem de formas diferentes. Se procuram fortalecer-se pelo preço baixo, naturalmente reduzem custos de propaganda, por exemplo. Tornam-se menos reconhecidas, mas isso não significa que não possam oferecer qualidade.

Nesse sentido, elas querem que o consumidor associe sua qualidade a um símbolo, por exemplo. Um selo de garantia, que avise ao consumidor: "somos certificados, trabalhamos em ótimas condições, somos social e ambientalmente responsáveis, oferecemos um produto de qualidade!". Dessa forma, buscam fazer frente às fusões de grandes marcas, que se fortalecem cada vez mais por um marketing forte e surpreendente.

Qual mensagem pretendemos passar? Sim, as pequenas marcas também têm grandes chances. Existe meios de promover suas vantagens competitivas. Os símbolos podem ser poderosos quando se propagam como um atestado de qualidade. Com isso, reafirmamos a importância deste tipo de Logomarca. Esta vem atuando como mais uma ferramenta de apoio às diversas marcas que surgem no mercado. Seja atestando suas vantagens, seja auxiliando o consumidor. O objetivo é sem dúvida ressalvar a responsabilidade destes gráficos, os quais podemos considerar elementos de inclusão e diversificação do mercado.

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